Radiologia
Introdução
É sabido que o brasileiro, tradicionalmente, não se apega à Prevenção, seja ela de acidentes do trabalho ou não.
A nossa formação escolar não nos enseja qualquer contato com técnicas de
Prevenção de Acidentes, nem ao menos com a sua necessidade. Assim, até o nosso ingresso no mercado de trabalho e, assim mesmo, dependendo do setor de atividade e,pior ainda, da empresa em que trabalharemos, é que teremos o primeiro contato com a Prevenção de Acidentes, isso, já na idade adulta!
Na verdade, embora de forma precária, a única vez em que normalmente temos alguma noção de prevenção é no lar, através da mãe, ao nos puxar a orelha, dar-nos umas palmadas por alguma travessura, mas, incoerentemente, é, também, no próprio lar que somos desafiados, pela primeira vez, a demonstrar coragem, praticando o Ato
Inseguro, juntamente, pelo próprio pai.
Daí, a grande necessidade que a empresa moderna tem de aplicar recursos, investir em treinamento, em equipamentos e em métodos de trabalho para incutir em seu pessoal o Espírito Prevencionista e, através de técnicas e de sensibilização, combaterem seu meio o Acidentes do Trabalho que, conforme tem sido demonstrado, atinge forte e danosamente a Qualidade, a Produção e o Custo.
Riscos na atividade de Raio- X
Considerando as atividades desenvolvidas pelos Técnicos/Tecnólogos de Raio-X no ambiente de trabalho como: processos de revelação de radiografias dentro das câmaras escuras, preparação de soluções de fixador e revelador para o processamento radiográfico e posicionamento de pacientes para a execução de exames de raio x. Podemos elencar abaixo os seguintes tipos de riscos e respectivos agentes a que estes trabalhadores estão expostos, as situações que estes risco irão ocorrer e as recomendações de biossegurança para a eliminação destes:
Riscos Químicos: (agentes químicos como: revelador e fixador utilizados para o processo de revelação de filmes)- podem ocorrer na