Radiologia
A articulação é formada pela coaptação de dois ossos com o auxílio de músculos esqueléticos, ligamentos e cápsula articular. Para uma melhor compreensão é necessário ressaltar algumas considerações distintas sobre o sistema musculoesquelético. O sistema esquelético determina nossa estrutura (tamanho e forma do corpo humano) em conjunto com hábitos alimentares, nível de atividade física e postura. Suas principais funções são: formação de alavancas para o aumento de forças e/ou velocidade dos movimentos, suporte, proteção, armazenamento de gordura e minerais, e formação de células sanguíneas. O sistema musculoesquelético tem como funções principais: produção de movimentos, auxílio na estabilidade articular, manutenção da postura e posicionamento corporal, e suporte. O músculo se insere no osso diretamente ou por meio de tendões e/ou aponeuroses (faixas achatadas tendão), que suportam altas forças de tensão produzidas pelos músculos, absorvendo ou aumentando a tensão no sistema.
As ações musculares (excêntricas, concêntricas e isométricas) estabilizam e maximizam a armazenagem de energia e desempenho muscular.
Existem vários tipos de articulações, mas, as mais presentes em nosso corpo são as sinoviais, que podem ser classificadas conforme a quantidade de movimento permitido, tipo e tamanho dos ossos, formas de contato entre as superfícies articulares, e planos e eixos de movimento.
Estas características proporcionam seu potencial de movimento e função: uma das articulações mais estáveis do corpo humano é o quadril, pois possui bom suporte muscular, capsular e ligamentar, além dos efeitos da gravidade e do vácuo da articulação (grande coaptação entre as estruturas).
1 - INFORMAÇÕES GERAIS
a) Identificação da Escola Técnica
POLITEC
PROFESSORA:Simone Cabral
E-mail: radiologiacaruaru@gmail.com
CURSO: Técnico em Radiologia
ENDEREÇO: Rua Erasmo Braga, 150, Caruaru - PE
TELEFONE: (81) 3719-3331
b)