Radioatividade na medicina veterinaria
Biofísica
Radioatividade em Medicina Veterinária:
importância
Professora: Carla Renata S. Barleroni Guerra
Alunos:
Alessandra de Oliveira Yorioka
Anna Dias
Igor Augusto Santiago
João Pedro Fregonesi
Curso:
Medicina Veterinária
1º Semestre
Andradina, 20 de junho de 2012.
A radioatividade na medicina veterinária tem se expandido em função da disponibilidade de técnicas avançadas e do diagnóstico por imagem, usualmente empregadas na rotina dos hospitais veterinários como exames radiográficos, simples e contrastados, ultrassonografia e tomografia computadorizada. Além dos equipamentos fixos, existem hoje equipamentos portáteis de radiologia e ultrassonografia, adaptados para o uso veterinário, que facilitam a realização dos exames, principalmente em animais grandes.
São numerosas as aplicações dos fenômenos radioativos na medicina veterinária e hoje em dia ela é utilizada sob três formas básicas, o da energia do núcleo do átomo; uso das radiações que têm a capacidade de atravessar a matéria e velar filmes (raios X); uso da capacidade (Radioterapia ou esterilização de alimentos e de material médico); O Diagnóstico por Imagem na Medicina Veterinária é um dos mais importantes meios de diagnósticos, pois, após uma avaliação radiológica e/ou ultrassonográfica várias decisões clínicas e cirúrgicas são determinadas.
- A ultrassonografia é um método diagnóstico por imagem que permite a avaliação rápida e não invasiva de órgãos da cavidade abdominal, completando assim os achados das outras modalidades. Aborda-se principalmente a região abdominal, para diagnóstico e acompanhamento de gestação; na suspeita de tumores ou como guia para procedimentos citológicos ou biópsia.
- A radiologia Veterinária está em franco desenvolvimento, e existe a carência de profissionais capacitados, os exames radiográficos mais solicitados são os dos sistemas osteoarticular e cardiopulmonar. O exame