Radilogia
É uma das neoplasias (tumor) mais importantes do corpo humano. São vários fatores que podem determinar uma evolução variável, dependendo do tempo de diagnóstico e de tratamento.
A importância do diagnóstico precoce é fundamental e a conscientização de um tratamento multidisciplinar, muda favoravelmente o prognóstico.
Em cabeça e pescoço, 80% dos tumores são de origem epitelial da via aérea digestiva superior. O carcinoma epidermóide é o mais freqüente, em mais de 95% dos casos. Ele pode originar em qualquer sítio da via aérea superior, desenvolvendo-se desde a cavidade oral (lábios, língua, gengiva, mucosa jugal, área retromolar e palato duro), garganta (orofaringe: amígdalas, base da língua, palato mole, úvula; laringe; hipofaringe) até o esôfago superior.
ESTATISTICAS
Segundo as estimativas para 2006, pela American Cancer Society foram de 40.500 casos novos de tumores (neoplasias) malignos nos Estados Unidos. Nesse período a incidência do câncer de laringe e do câncer de faringe correspondeu a 9510 e 8950 casos, respectivamente. Os óbitos correspondentes nessa estatística foram estimados em 3740 para a laringe e 2110 para a faringe.
No Brasil, as estatísticas maiores estimadas em 2006 correspon-deram a 13.470 novos casos de câncer em cavidade oral.
A educação e o treinamento de mais profissionais da área da saúde (médicos, dentistas, fonoaudiólogos, enfermagem e psicólogos) são de suma importância tanto no diagnostico, tratamento e a reabilitação desses pacientes. Infelizmente, a grande maioria dos casos é diagnosticada em estádios avançados, principalmente tumores localizados na cavidade oral, na laringe e na faringe.
CLASSIFICAÇÃO
Os tumores avançados são classificados em estádios III ou IV na área da cabeça e pescoço e demandam um tratamento mais radical. Frequentemente implicam numa conduta cirúrgica complexa que envolve perdas de áreas anatômicas importantes em decorrência da invasão local do tumor. Como por exemplo, a