Radiação uv
Introdução
O raio ultravioleta, do latim ultra, que significa "mais alta" ou "além do", e violeta, que designa a cor visível do comprimento de onda, é um tipo de radiação emitida pelo Sol. Conhecida, também, pela sigla UV, essa radiação é responsável por garantir quase toda forma de vida na Terra sendo maléfica e benéfica para nós. Uma forma de evitar que sejamos expostos a essa radiação UV e através da fotoproteção que protege a pele do sol. Protegendo a pele de queimaduras e alergias solares e, a longo prazo, de envelhecimento e câncer de pele, sendo empregado em cosméticos como o protetor solar.
Sobre o Raio Ultravioleta
O comprimento da onda da radiação ultravioleta vai de 380 nanômetros até 1 nanômetro e, no quesito tamanho da onda, existem três classificações para: o “próximo”,o “distante” e o extremo de (1 a 31 nanômetros). Outra classificação para a radiação ultravioleta é que a faz alusão aos seus danos, ou não, à saúde. Existe a UVA, a UVB e a UVC.
UVA
A UVA é a de comprimento de onda maior e é mais conhecido como a luz negra. Essa luz é que decora várias casas de shows, por apresentar efeitos visuais diferenciados, dando ilusão da troca de algumas cores de roupas, tecidos e outros objetos. Também é usada para identificar dinheiro falso e em acessórios de carros.
UVB
A radiação ultravioleta UVB tem ondas que variam de 320 até 280 nanômetros. Em excesso, esse tipo de raio pode causar queimaduras solares, além de aumentar o risco de câncer de pele (assim como os raios UVA). Portanto, é necessário que haja cuidados especiais. Essa radiação tem se intensificado com ataques à natureza do Planeta Terra. Isso porque com o passar dos anos, e com o aumento da poluição, a camada tem perdido tamanho, e, com isso, filtrando menos raios violetas, deixando os seres vivos mais expostos à essa radiação.
UVC
Já UVC tem as ondas mais curtas dentro da radiação ultravioleta (280 até 100 nanômetros). É caracterizado