Radiação UV
Raios ultra violeta para o ser humano(escolha as imagens referente a cada topico) Historia:
Por uma fina linha de estudos, testes, experimentos, teorias e hipóteses, o homem se aprofundou no universo dos raios e, a partir disso, descobriu aqueles capazes de alterar o DNA e provocar o aparecimento de agentes cancerígenos.
Após vários experimentos que levaram cientistas a luz visível, descobriu-se que a radiação tinha diferentes formas eletromagnéticas, além dos conhecidos (raio X, micro-ondas, ondas de rádio etc.). Ao conjunto dos comprimentos de ondas eletromagnéticas dá-se o nome de “espectro eletromagnético
Tipos de radiação:
Esse tipo de radiação só difere da luz visível pelo valor do comprimento de onda, que é mais curta. Mas a velocidade é a mesma. Ela é produzida pelo Sol e, ao considerarmos os efeitos dela sobre o meio, podem ser divididos em três: UVC, UVB, UVA.
UV-C 200-290nm – antes deles penetrarem na superfície terrestre, são considerados os mais perigosos. Contudo, são filtrados pela camada de ozônio e são impedidos de entrar em contato com a superfície terrestre.
UV-B 290-320nm – penetra nas camadas superficiais da pele, apresentando intensas reações. Causa queimaduras solares, insolação grave e predisposição ao câncer de pele.
UV-A 320-400nm – penetra as camadas profundas da pele. Durante todo ano, sentimos os seus efeitos. Ele é o responsável pelo bronzeamento, pelas manchas, envelhecimento precoce, foto alergia, rugas, flacidez e o câncer de pele.
O que são os raios ultravioleta?
Os Raios ultravioleta correspondem a 5% da luz solar terrestre e representam uma parte do espectro. Nele, existe a variabilidade de comprimentos de ondas 10-24m, raios gama, até 107m. Isso corresponde a 10.000 km (ondas de rádio) e dentro desse espectro, encontra-se a radiação solar. À medida que o comprimento de onda diminui, maior é a energia, e capacidade de penetração de uma onda.
Benefícios dos raios UV
Em pequenas quantidades, a