AQUECIMENTO GLOBAL
O aquecimento global é o processo de aumento da temperatura dos oceanos e da superfície da terra que ocorre desde os séculos XIX e que deverá continuar ate o século XXI. O aquecimento global tem como grandes causadoras emissões humanas de gases do efeito estufa, como a queima de combustíveis fosseis e o desflorestamento. Tais gases obstruem o calor terrestre na terra, o aumento das concentrações de aerossóis atmosféricos que impede a radiação solar antes de atingir a superfície da terra, e provoca o resfriamento da terra.
Entre as conseqüências do aquecimento global estão presente o degelo, o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, as alterações das chuvas, inundações e a redução da biodiversidade.
As conseqüências do aquecimento global geram danos irreversíveis á humanidade. O degelo além do transtorno ambiental e social, causando alta temperatura dos oceanos. Afetando com mais visibilidade o Ártico, a Antártida, a Groelândia e várias cordilheiras. Cientistas estimam que a camada de gelo do Ártico torne-se 40% mais fina e teve redução de 15% na quantidade de água.
A desertificação trás grandes mudanças no regime das chuvas, intensificação das secas, escassez de água, abundancia de chuvas em algumas áreas causando assim inundações e alterações no ecossistema e redução da biodiversidade, perda de áreas férteis e propagação de doenças como a malária. As consequências continuam por vários séculos, e alguns efeitos podem até aumentar, mesmo que as concentrações de gases estufa se estabilizem nos níveis atuais, pois certas reações desencadearam resultados dificeis de resolver em curto prazo.
De acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o principal e mais alarmante efeito possível do aquecimento global no Brasil é a redução da Floresta Amazônica, que poderá perder entre 30% e 50% de seu território durante o século XXI. Tal fenômeno também ocorreria em virtude do aumento das temperaturas, algo em torno de 3ºC a