Tintas cura por radiaçao uv
As tintas de cura por radiação ultra-violeta, chamadas genericamente de Tintas UV, têm interessante aplicação na indústria por apresentar inúmeras vantagens. A mais notável delas é a rapidez da cura e o excelente desempenho, brilho e resistência do acabamento. O processo de pintura funciona basicamente da seguinte maneira: a tinta é aplicada e em seguida a peça pintada passa sob uma coifa que contém lâmpadas que emitem uma forte radiação UV. Esta radiação provoca a cura da tinta quase que instantaneamente. Em poucos segundos a peça estará seca e poderá ser manipulada, montada ou embalada.
Utiliza-se este processo para peças planas e possíveis de ser transportadas numa esteira. Desta forma todo o processo de pintura poderá ser automatizado. A tinta é aplicada por pistolas automáticas, embora também possa se utilizar pistolas manuais quando se tratar de pinturas diferenciadas, como a automotiva, por exemplo.
Como já comentamos, a rapidez da cura representa uma enorme vantagem, permitindo uma linha de produção de alta velocidade. Nestas linhas, a eterna presença de poeira no ar também não causa problemas, pois a cura se dará antes que alguma sujeira atinja a peça. As tintas de cura pelo calor são sabidamente muito resistentes, mas não permitem aplicação em substratos sensíveis ao calor, como madeira e alguns tipos de plásticos. Com um sistema de cura por UV pode-se aplicar sobre qualquer substrato, pois não há calor envolvido. Além disso, há ainda economia por não necessitar de estufa com calor.
Como é fácil de prever, as vantagens de uma cura instantânea são muitas e estão também na redução do espaço físico para a secagem das peças, facilidade de empilhamento após a pintura, etc.
Além de tudo isso, há uma vantagem da qual ainda não falamos: redução da emissão de poluentes, pois as tintas de cura UV são tintas sem solventes, isto é, curam sem evaporar nenhum solvente.
Mas, como tudo na vida, também têm algumas