Radiação solar
A Radiação Solar é a maior fonte de energia para a Terra, principal elemento meteorológico e um dos fatores determinantes do tempo e do clima. Além disso, afeta diversos processos:
• Físicos: evaporação, aquecimento
/
• Bio-físicos: transpiração e • Biológicos: fotossíntese
Para os estudos de energia radiante na Terra, o Sol pode ser considerado uma fonte pontual de energia, que emite radiação igualmente em todas as direções. Radiação é toda energia que se propaga sem necessidade da presença de um meio material. Sob a ótica ondulatória, a radiação, se caracteriza pelo comprimento de onda (λ), ou pela freqüência de oscilação (υ).
Movimento Ondulatório
• O comprimento de onda (λ) é definido como a distância que separa duas cristas consecutivas. • A freqüência de oscilação (υ) pelo número de cristas que passa por um ponto de referência, na unidade de tempo. • O produto do comprimento de onda (λ) pela freqüência (υ) da radiação é igual à velocidade de propagação da luz no vácuo (c) c = υ λ, sendo c = 2,997925 x 1010 cm s -1 São conhecidas radiações com comprimento de onda que variam desde 10 - 10 cm (raios gama) até cerca de 10 7 cm (ondas longas de rádio).
Importância da Radiação Solar na Agrometeorologia
Na Agrometeorologia, um dos estudos mais importantes é o que diz respeito a esta energia recebida do Sol. O desenvolvimento dos vegetais está diretamente proporcional a intensidade de radiação solar que incide sobre uma determinada área, quando não existem outros fatores limitantes como: falta de água, deficiência de elementos minerais, má estrutura do solo, etc. A quantidade de radiação solar que atinge a superfície da Terra em dado local, tempo e época do ano são fundamentais para a produtividade de uma cultura, devido a sua proporcionalidade com relação à quantidade e distribuição durante o ano.
Importância da Radiação Solar na Agrometeorologia
A planta responderá a quantidades instantâneas da radiação solar e,