Radiação Solar
A radiação solar pode ser aproveitada de várias formas, tais como o aquecimento de água e ar usados em residências e industrias, fotoeletricidades de pequeno porte, e como fonte para diferentes ciclos termodinâmicos.
O Brasil, sendo um país tropical, deveria investir em técnicas de aproveitamento dessa energia com a finalidades econômicas e sustentáveis, pois além da grande incidência, várias regiões contam com baixa frequência de pluviosidade. Diferentes técnicas são abordadas para uma melhor eficiência energética nos edifícios, como o uso de painéis solares e brises-soleils, além de painéis solares fotovoltaicos para a conversão do calor em energia elétrica.
Radiação Solar é como denominamos a energia proveniente do sol, uma radiação eletromagnética que incide sobre nosso planeta e determina os diferentes padrões climáticos, sendo a principal fonte termal e fator primordial para as atividades fisiológicas humanas e fenômenos atmosféricos. Devido ao formato do nosso planeta, a incidência de raios solares fica maior conforme a proximidade da Linha do Equador. A radiação é dissipada da seguinte forma: 51%