radiação solar
· A topografia influi de forma decisiva nesta distribuição, facilitando ou dificultando a progressão das massas de ar. A disposição das massas montanhosas afecta de forma diferenciada a variação da temperatura, introduzindo uma grande variabilidade de situações em todo o continente, especialmente nas áreas de relevo mais acidentado.
· Quanto à Continentalidade resulta da progressiva diminuição da acção moderadora do oceano. Nesta vasta massa líquida, a inércia térmica é grande, ou seja, demora muito tempo a aquecer, mas perde também a energia acumulada de forma gradual. Assim, todos os locais que se situam perto do mar beneficiam desta regulação da temperatura, aquecendo e arrefecendo lentamente.
· Em Portugal, esta acção moderadora é reforçada pelo fluxo de ventos dominantes. A esta latitude a circulação atmosférica faz-se predominantemente de oeste para este, pelo que as regiões litorais estão mais vezes sob a influência dos ventos frescos e húmidos de origem oceânica.
Movimento de rotação: movimento giratório da Terra em torno do seu eixo, durante cerca de 24 horas, dando origem à noite e ao dia, em função da face que se encontra iluminada pelo Sol, ou seja, na face iluminada é dia e na face obscura é noite. · Movimento de translação: movimento elíptico da Terra em torno do Sol, durante 365 dias e 6 horas, dando origem às estações do ano, que são distintas consoante o hemisfério em que nos encontremos. · Latitude: a temperatura varia em função da latitude, pois verifica-se que à medida que a latitude aumenta a temperatura diminui, visto que