NÉFRON
Curso Técnico em Enfermagem – Turma TE04
NÉFRON
EDILÉIA LUTZ ZIQUINATTI
SANTA MARIA
MÊS MARÇO – ANO 2015
1-INTRODUÇÃO NÉFRON
A função essencial do nefros consiste
Em depurar o plasma sanguíneo das substâncias que devem ser eliminadas do organismo.
O nefro filtra uma grande proporção do plasma sanguíneo através da membrana
Glomerular. Cerca de 1/5 do volume que atravessa o glomérulo é filtrado para a cápsula de Bromam que coleta o filtrado glomerular. Em seguida, à medida que o filtrado glomerular atravessa os túbulos, as substâncias necessárias, como a água e grande parte dos eletrólitos são reabsorvidas, enquanto as demais substâncias, como uréia, creatinina e outras, não são reabsorvidas.
A água e as substâncias reabsorvidas nos túbulos voltam aos capilares peritubulares para a circulação venosa de retorno, sendo lançadas nas veias arqueadas, e finalmente, na veia renal. Uma parte dos produtos eliminados pela urina é constituída de substâncias que são secretadas pelas paredes dos túbulos e lançadas no líquido tubular. A urina formada nos túbulos é constituída por substâncias filtradas do plasma e pequenas quantidades de substâncias secretadas pelas paredes tubulares.
O fluxo sanguíneo através dos rins corresponde, em média, à aproximadamente
20% do débito cardíaco, podendo variar, mesmo em condições normais.
Em um adulto de 60 Kg de peso, o débito cardíaco corresponde a 4.800 ml/min; a fração renal do débito cardíaco será de
960 ml. O fluxo sanguíneo renal é muito maior que o necessário para o simples suprimento de oxigênio. Cerca de 90% do fluxo sanguíneo renal são distribuídos pela camada cortical, onde abundam os glomérulos e, apenas 10% se distribuem pela região medular.
Os rins possuem um eficiente mecanismo de auto regulação que permite