Radiação Ionizante nos Alimentos
A conservação dos alimentos tem sua meta principal em manter da melhor maneira possível suas condições naturais. Tem sido uma preocupação constante dos pesquisadores, pois o uso de irradiação dos alimentos é uma técnica recente e o seu relacionamento com a saúde pública, sofre discussões, já que a radiação na maioria das vezes é encarada com receios.
A irradiação é uma técnica eficiente na conservação dos alimentos, pois reduz as perdas naturais, causadas por processos fisiológicos (ex: Brotamento, maturação e envelhecimento). O uso da radiação é um método eficiente usado por Indústrias alimentícias, onde os alimentos são submetidos a uma quantidade controlada de radiação ionizante, por um período predeterminado. As radiações ionizantes usadas em alimentos são os raios X, raios gama ou feixe de elétrons.
A irradiação pode impedir a multiplicação de microrganismos que causam deterioração do alimento, tais como bactérias e fungos, pela alteração de sua estrutura molecular. Como também inibir a maturação de algumas frutas e legumes, através de alterações no processo fisiológicas nos tecidos das plantas.
VANTANGENS
Destruição de microrganismos patogênicos presentes ou não nos alimentos. Estes podem ser expostos à irradiação após o empacotamento, e alimentos tais como vegetais e frutas, quando irradiados, mantêm o seu frescor por longos períodos de tempo.
Aumentar a vida de prateleira;
Produzir mutações em sementes;
Desenvolver novos vegetais;
Modificar algumas propriedades físicas e químicas do produto.
Manter o valor nutricional e a textura dos alimentos por mais tempo.
Reduzir o desperdício de alimentos.
DESVANTAGENS
Em doses altas as radiações ionizantes podem alterar estruturas dos compostos orgânicos necessários ao processo vital, dosagens altas não só afetaram as proteínas como também os compostos das embalagens (plásticos,verniz de latas, etc).
As proteínas, o amido e a celulose podem ser