Pombos
- retirar ninhos e ovos;
- umedecer as fezes dos pombos com desinfetante antes de varrê-las;
- utilizar luvas e máscara ou pano úmido para cobrir o nariz e a boca ao fazer a limpeza do local onde estão as fezes;
- vedar buracos ou vãos entre paredes, telhados e forros;
- colocar telas em varandas, janelas e caixas de ar condicionado;
- não deixar restos de alimentos que possam servir aos pombos, como ração de cães e gatos;
- utilizar grampos em beirais para evitar que os pombos pousem;
- acondicionar corretamente o lixo em recipientes fechados;
- nunca alimentar os pombos..
É muito importante para nossa saúde controlar a população desses animais na comunidade, fazendo com que eles procurem locais mais adequados para viver, com alimentação correta e longe dos perigos das cidades. Um pombo na cidade vive em média 4 anos, enquanto que em seu ambiente natural pode viver até 15 anos.
Jamais entre em contato com pombos sem nenhuma proteção, pois mesmo depois de mortos, eles podem transmitir doenças, causar alergias e contaminar os ambientes.
Procriação
O acasalamento pode ser feito em qualquer época do ano, sendo mais aconselhável o período que vai de junho a novembro. Nesses meses o clima é mais seco e não faz muito calor, facilitando a criação. Além disso, a primavera é a estação em que eles se procuram naturalmente para se procriar.
Por sua natureza, os pombos são fiéis e monogâmicos. Não é à toa que se tornaram o símbolo do amor: são românticos, namoram com o bico em agrados mútuos que se parecem com beijinhos.
Uma vez feito o acasalamento, o macho persegue constantemente a fêmea, e só sossega quando ela vai para o ninho. Desse modo ela não põe os ovos em qualquer lugar, e não corre o risco de quebrá-los.
- A fêmea bota dois ovos, sendo que o primeiro ela coloca por volta do décimo dia, sempre ao final da tarde. Descansa por 24 horas e no dia seguinte põe outro, entre 12 e 14 horas. Daí para frente é o tempo da