Radiaçao nas camadas atmosfericas
Uma atmosfera é uma camada de gases que envolve um corpo material com massa suficiente. Esses gases são atraídos pela gravidade do corpo e são retidos por um longo período de tempo. No caso do planeta Terra, a atmosfera é uma camada relativamente fina de gases e material particulado, os aerossóis.
Essa camada funciona como uma película protetora para os seres humanos, pois absorve boa parte das radiações ultravioletas oriundas do sol, além de conter gases necessários para os processos vitais.
Porém analisaremos a importância da atmosfera com outros olhos, o foco desse trabalho é observar e discutir a relação entre a atmosfera e as ondas eletromagnéticas, estudando sua influência na propagação, absorção, reflexão, refração, e outros fenômenos que ocorrem com tais ondas, além de explanar um pouco sobre suas camadas, composição e outras características importantes.
A Atmosfera e sua composição
No início da formação do planeta Terra a atmosfera era composta basicamente por gases (Metano, amônia, nitrito, vapor de água e dióxido de carbono) resultantes das constantes erupções e colisões na superfície da terra, além dos que eram expelidos por rachaduras na crosta terrestre.
Então, em uma segunda fase, surgiram os primeiros organismos vivos que realizavam fotossíntese, absorvendo o gás carbônico da atmosfera e transformando-o em oxigênio. Com isso acontece uma das maiores transformações causadas no planeta por algum organismo vivo: a atmosfera torna-se saturada de oxigênio.
Atualmente, o nitrogênio e o oxigênio juntos, somam cerca de 99% dos gases que compõem a atmosfera terrestre. O oxigênio é consumido pelo seres vivos através do processo de respiração e transformado em dióxido de carbono e vapor de água que serão depois reabsorvidos pelos organismos. O dióxido de carbono será consumido no processo de fotossíntese, e o vapor de água, responsável, por redistribuir a energia na terra através da troca de energia de calor latente, produzir o efeito