A Crosta Terrestre
Neste Trabalho falaremos sobre a crosta terrestre, que terá os seguintes subtemas:
Geosfera.
Atmosfera.
Hidrosfera.
Biosfera.
Nos também falaremos sobre o histórico da crosta terrestre, componentes da crosta terrestre, estrutura da crosta terrestre e constituição da crosta.
Histórico da Crosta Terrestre
A crosta terrestre é a parte externa consolidada do globo terrestre. É reconhecida duas zonas que formam a crosta nas regiões continentais. A primeira zona é a superior, chamada de SIAL (devido ao predomínio de rochas graníticas, ricas em silício e alumínio). A zona inferior é conhecida por SIMA, pelo fato de se acreditar que nesta porção da crosta haja a predominância de silicatos de magnésio e ferro. Acredita-se que a espessura da crosta terrestre (SIAL + SIMA) se encontre numa profundidade média de 35 - 50 km. Esse dado foi conseguido indiretamente, através de estudos modernos na área da geofísica.
Supõe-se que os substratos dos oceanos sejam compostos pelo SIMA, devido ao fato do SIAL granítico se adelgar até desaparecer nas margens dos continentes. A crosta na sua porção mais externa é o local principal que se sucede os fenômenos geológicos possíveis de observação. Por outro lado, a zona de transição existente entre a parte externa e interna da crosta, é onde se tem o foco das atividades magmáticas e tectônicas profundas. Há evidências que indicam a inexistência da crosta em determinados planetas. Isso é mostrado através de observações sísmicas realizadas à superfície da Lua e Marte. A crosta terrestre é formada por rochas, ou seja, agregados naturais de um ou mais minerais, incluindo vidro vulcânico e matéria orgânica. Observam-se três tipos de rochas de acordo com sua gênese: rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares.
Estrutura Terrestre
As principais camadas da Terra
O estudo das camadas da Terra é realizado na superfície, observando seus fenômenos. As