Metodologia
O presente trabalho tem por objetivo evidenciar através das citações de diversos autores alguns conceitos sobre a temática “pesquisa”. Entretanto, diante da diversidade de recursos disponíveis foram selecionados e apresentados os aspectos mais abordados em pesquisas científicas.
1. CONCEITOS DE PESQUISA
Gil (1991, p.19) considera a pesquisa como “procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos”.
Para Minayo (1993, p.23), a pesquisa é uma “atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade, constituindo-se em uma atitude e prática teórica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente”.
Lakatos (2001, p. 43), diz que a pesquisa pode ser considerada um procedimento formal, quando utilizada como pensamento de reflexão que requer um tratamento científico para o conhecimento da realidade ou para se descobrir parte da verdade, o que significa não só encontrar a verdade, mas, as respostas para as questões propostas utilizando-se da ciência.
“Pesquisa é o conjunto de investigações, operações e trabalhos intelectuais ou práticos que tem como objetivo a descoberta de novos conhecimentos, a invenção de novas técnicas e a exploração ou a criação de novas realidades” (KOURGANOFF, 1990).
“Pesquisa é o conjunto de procedimentos sistemáticos, baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos” (ANDRADE, 2003, p. 121).
Conforme Cervo e Bervian (1983, p. 50), pesquisa é “a atividade voltada para a solução de problemas através do emprego de processos científicos”.
“Pesquisa é um processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente” (KERLINGER, 1979).
Demo (1996, p.34) insere a pesquisa como “atividade cotidiana considerando-a como uma