Parque nacional da restinga de jurubatiba
O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba é uma Unidade de Conservação que tem por objetivo a preservação de ecossistemas naturais e pode ser utilizada para pesquisas científicas, educação ambiental, recreação e ecoturismo. As Unidades de Conservação Federais são patrimônio público que estão sob a responsabilidade do IBAMA.
É o maior parque do Brasil de área de restinga, com cerca de aproximadamente 14.860 hectares. Foi criado em 29 de abril de 1998 e localiza-se nordeste do estado do Rio de Janeiro, abrangendo os municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã.
É um tipo de ambiente litorâneo de solo arenoso, no qual se estabelece uma vegetação capaz de sobreviver com pouca água e muito calor. A restinga é um ecossistema de grande biodiversidade e elevada fragilidade ecológica.
Embora seja conhecida como restinga, é na realidade um conjunto de ecossistemas diferenciados pela elevada biodiversidade de fauna e flora. Possui um elevado número de espécies endêmicas de vegetais que estão ameaçadas de extinção, e muitas espécies de animais extintos em outras restingas do estado que torna o parque uma importante área de refúgio.
A palavra Jurubatiba tem origem Tupi e compõe-se do radical jurubá que deriva de jaribá, jeribá, jiribá, nome nativo para um tipo de palmeira. O sufixo tyba ou tuba significa muito conjunto, porção. Assim, significa: campo de muitas palmeiras e lugar de plantas espinhosas.
Considerando toda essa riqueza do parque, o grupo deste trabalho pode perceber que a ocupação humana em torno do parque está interferindo no meio ambiente.
Objetivo
O grupo teve como objetivo, pesquisar e identificar componentes do ecossistema e reconhecer os processos de ocupação e adaptações de populações encontradas no local. Além disso, analisamos as situações decorrentes da ação humana como agente de mudança do ambiente.
O Ecossistema de Jurubatiba
Essa restinga foi formada a partir de recuo do mar durante o período Quaternário. O verão é