Resenha: o campo cientifico
A restinga, como já dito, é um ambiente com características hostis, como alta insolação, altas temperaturas, baixa umidade, muito vento, pouca disponibilidade de nutrientes e água, solo de difícil fixação e etc. Em ambientes com características tão singulares, a fineza do ajuste das interações ecológicas são essenciais para a manutenção dos processos ecossistêmicos e estruturação da comunidade. Interações como competição e principalmente facilitação são de suma importância para essa estruturação. Além disso, as interações planta-animal também desempenham um papel fundamental.
Dentre as interações entre planta-animal, buscamos destacar a importância de processos como polinização e dispersão de sementes sendo interações positivas para ambos, e principalmente herbivoria como interação negativa do ponto de vista do vegetal.
A polinização foi um dos temas abordados no trabalho do nosso grupo. Buscamos entender, quais fatores eram mais relevantes para o número de visitas que uma flor recebe de potenciais polinizadores. As estratégias podem ser diversas tanto por parte do vegetal quanto por parte do agente polinizador. No nosso caso, o fator que melhor respondeu a nossa pergunta foi a utilização de trilhas estabelecidas pelas abelhas, que as levavam a revisitar as mesmas inflorescências enquanto houvesse um melhor custo/benefício. Alterações no comportamento de polinizadores específicos pode gerar grandes impactos na comunidade vegetal, uma vez que essas interações muitas vezes se dão de forma espécie-específica e mesmo que não seja assim, muitas plantas dependem da polinização por animais, necessariamente. A perda dessas interações podem levar a um desequilíbrio ambiental catastrófico, podendo culminar inclusive com a perda de espécies.
O grupo Estresse Hídrico, em seu trabalho Padrão de Estabelecimento de Allagoptera arenaria em vegetação aberta arbustiva de Clusia, ressaltou a importância da dispersão zoocórica de sementes. Um de seus objetivos