Radiatividade
De
Química
Radiatividade
Introdução
Radioatividade é o fenômeno físico-químico, natural ou artificial, aonde um átomo emite partículas elementares com características energéticas capazes de interagir com outros elementos, como realizado na primeira experiência na qual partículas radioativas foram suadas para marcas uma lâmina fotográfica.
Seu estudo tem sido importante para a comunidade humana, pois a manipulação benéfica da radioatividade é amplamente usada na medicina e na geração de energia, como é o caso da tecnologia da radiologia ou na geração de energia nuclear. Porém, seu uso também pode trazer malefícios ao ser humano. A exposição a certas emissões pode causar danos irreversíveis ao organismo, e a tecnologia nuclear já fora usada para fins bélicos, como o caso das bombas nucleares da II guerra mundial.
Descoberta da Radiação
A radiação atômica é um fenômeno descoberto pelo cientista Antoine-Henri Becquerel em 1896, e confirmado por Marie Curie em 1897. Realizando experimentos com diferentes sais, estudando materiais fosforescentes, observou que sais de urânio eram capazes de sensibilizar um filme fotográfico, sais que mesmo não sendo fosforescentes eram capazes de tornar o papel preto, notando-se que partículas capazes de atravessar o papel eram liberadas do sal.
Os cientistas envolvidos no principio acharam que se tratava de um fenômeno semelhante aos raios x, radiações descobertas no mesmo período. Porém, as novas radiações se tratavam de algo mais complexo.
O Experimento de Ruther Ford
Rutherford buscou, com o experimento esquematizado na imagem, estudar a influência eletromagnética sobre as emissões radioativas recém descobertas. Foi observado que as partículas beta ()eram altamente influenciadas pelo anteparo carregado positivamente, deduzindo-se que estas partículas possuem caráter negativo. Analogicamente deduz-seque as partículas alfa () possuem caráter positivo,sendo