Distinga entre "imagem mental" e "imagem material ou técnica
- A imagem mental é uma representação, por parte da nossa mente, de pensamentos, ideias e figuras.
- O nosso cérebro cria e organiza as imagens consoante as particularidades existentes na realidade, por exemplo o movimento, o som, a cor, etc.
- É sem dúvida uma abstracção, uma criação do nosso cérebro … é uma representação do conhecimento, uma forma de registo na nossa memória.
- Esta Imagem acaba por ser única pois é uma representação pessoal, condicionada por vivências, sensações, emoções ou pelo funcionamento (fisiológico) do cérebro de cada indivíduo. Como diz Ortega Carrilo, quando nos fala da característica da imagem: "a imagem encerra em si uma carga racional e outra afectiva" e é "um fenómeno individual e social".
- Mesmo que essa imagem possa ser transmitida a outro indivíduo, este nunca terá exactamente a mesma imagem mental do primeiro.
- A imagem mental, também pode ser considerada uma memória, desde que esteja associada a uma história, a um contexto; são representações internas e organizadas de objectos ou acontecimentos que foram compreendidas anteriormente e que podem ser chamadas de novo; assim como aquelas que desconhecemos.
- Segundo Jean Piaget a Imagem Mental é “a evocação simbólica de uma realidade ausente, diferencia-se de uma representação conceitual por se tratar de uma ideia mais específica e individualizada".
- A imagem material ou técnica identifica-se quanto ao modo como as imagens são concebidas, ou seja, são constituídas através da representação física da forma dos diversos objectos nos diferentes suportes técnicos e materiais surgidos para o efeito.
- Quando o nosso cérebro representa imagens, sentimos a necessidade de as reproduzir, dessa forma direccionamo-nos para a imagem material ou técnica, uma vez que recorremos a diversos materiais, instrumentos e suportes, tais como, o papel, a máquina fotográfica e a diversas técnicas, tais como o desenho,