RADIAÇAO E SEUS USO NA MEDICINA AGRICULTURA INDUSTRIA E ARTES
Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contêm energia, carga eléctrica e magnética. Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados.
USO NA MEDICINA
Apesar dos efeitos nocivos da radioatividade, ela possui amplas aplicações benéficas na medicina. Atualmente, mais de uma centena de isótopos radioativos são usados nas mais diversas áreas da medicina, chegando ao ponto de inaugurar uma nova área de trabalho e pesquisa, denominada de Medicina Nuclear.
Alguns termos já se tornaram comuns em nosso vocabulário, tais como: radiologia, raios X, radioterapia, quimioterapia, ressonância magnética, ultrassonografia, tomografia computadorizada, e assim por diante.
Veja algumas das principais aplicações da radioatividade na medicina:
Raios X:
O uso mais corriqueiro da radioatividade na medicina é no caso dos raios X. Eles foram descobertos em 1895 e o fato de que com eles era possível ver os ossos e os dentes trouxe comoção geral. A medicina debruçou-se de imediato sobre as possibilidades de tal descoberta. Hoje eles são usados para tirar radiografias e diagnosticar fraturas ou lesões nos ossos.
A exposição excessiva a esses raios pode causar sérios danos à saúde. Assim, os profissionais que realizam esse tipo de exame devem usar um avental de chumbo, manterem-se afastados do equipamento no momento do disparo e realizar exames periódicos para verificar o nível de radiação recebida. Além disso, mulheres grávidas não devem realizar radiografia do abdome ou da bacia. Mulheres em idade fértil devem fazer o exame quando estiverem menstruadas, do contrário, precisam proteger os órgãos sexuais com um avental de chumbo.
USO NA AGRICULTURA
O uso da radioatividade na agricultura tem sido bastante difundido, pois corresponde a um