Energia ionizante na conservação de alimentos: revisão
TARCÍSIO LIMA FILHO * LUCIANO JOSÉ QUINTÃO TEIXEIRA ** CAROLINA TATAGIBA DA ROCHA * GLAUCIA APARECIDA MATAVELI FERREIRA *** MICHELLE CARVALHO DE SOUZA ****
Efetuou-se revisão de literatura sobre a utilização da radiação ionizante como forma de conservação de alimentos. Foram abordados tópicos como sua evolução histórica, o princípio de funcionamento dos equipamentos, suas diferentes áreas de aplicação e, principalmente, sua utilização na conservação de alimentos. São apresentados os resultados de estudos realizados com o objetivo de verificar a eficiência da radiação ionizante na eliminação de vários micro-organismos em diversos produtos e o efeito da radiação ionizante nas características sensoriais e nutricionais dos alimentos. Apesar de já ter sido comprovada a segurança da aplicação da radiação ionizante em alimentos, da sua utilização ser permitida em diversos países e de ser cientificamente aceita como excelente método de conservação de alimentos, o progresso no seu uso comercial tem sido lento face às interpretações errôneas dos consumidores e à falta de informações sobre o uso dessa tecnologia.
PALAVRAS-CHAVES: CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS; RADIAÇÃO IONIZANTE; TRATAMENTO NÃO TÉRMICO.
*
Engenheiro de Alimentos, Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Centro de Ciências Agrárias (CCA), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Alegre, ES (e-mail: tarcisiolimafilho@hotmail.com; caroltatagiba@hotmail.com).
**
Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Professor, Departamento de Engenharia de Alimentos, UFES, Alegre, ES (e-mail: luqteixeira@yahoo.com.br). *** Farmacêutica, Mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos, UFES, Alegre, ES (e-mail: glauciamataveli@ibest.com.br). **** Nutricionista, Mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos, CCA, UFES, Alegre, ES (e-mail: michellesouza.nutricao@hotmail.com).
B.CEPPA, Curitiba, v. 30, n. 2, p. 243-254, jul./dez. 2012
1