RACISMO
de determinadas raças, com base em diferentes motivações, em especial as características físicas e outros traços de comportamento humano.
Consiste em uma atitude depreciativa não baseada em critérios científicos em relação a algum grupo social ou étnico.
Comportamento
racistas começaram desde cedo na história da humanidade, frequentemente era uma forma de defesa de um grupo contra invasores pacíficos que apresentavam características distintos. O racismo ganhou mais força quando as potências europeias colonizaram outros países.
O racismo continua sendo um problema muito
sério em vários países. Continua a existir mesmo em países desenvolvidos onde supostamente já não existe, como por exemplo nos EUA. A crise econômica e a pressão demográfica costumam ser motivo de problemas raciais mais ou menos graves, como sucede na Grã-Bretanha com os turcos, na Espanha com a população cigana e os trabalhadores negros ilegais.
O
preconceito racial está relacionado com conceitos como: homofobia, xenofobia, bullying racista, entre outros muitos debatidos na atualidade.
Historicamente, o racismo era uma forma de justificar o domínio de determinados povos sob outros, como se verifica no período de escravidão, colonialismo, e nos genocídios ocorridos ao longo da história.
No século XX, algumas formas de racismo como o Nazismo e o Apartheid marcaram a história. O racismo pode estar relacionado com a política
de um país, sendo um dos maiores exemplos, a
Alemanha nacional-socialista, que perseguiu e exterminou judeus, cigano, eslavos, etc. A intenção dos nazistas era exterminar os judeus, com base em argumentos sobre a superioridade da raça germânica.
O
antissemitismo (racismo contra judeus) levou a uma perseguição desenfreada e exterminação de milhões de judeus e de outros povos, culminando na Segunda Guerra Mundial.
O dia 21 de março foi estabelecido pela
ONU como o Dia Internacional de Luta apela Eliminação da