Racismo
Entende-se por racismo no futebol é qualquer prática racista (normalmente xingamentos ou algum tipo de sinal) realizada em campo durante alguma partida de futebol ou ainda nas arquibancadas, direcionada a algum dos participantes diretos da partida. Isso tende a acontecer com certa facilidade mesmo havendo a pressão da mídia e da sociedade contra esses casos porque o futebol é um esporte que facilmente une pessoas de todas as "raças", considerando-se principalmente afrodescendentes e eurodescendentes. Apesar de estar voltado para uma situação em particular (o jogo de futebol), é considerado como racismo normal e punido da mesma forma que qualquer outra manifestação racista contra a pessoa.
Entre as construções ideológicas do conservadorismo brasileiro, a noção de democracia racial é a mais exaustivamente desmistificada. Um pesquisador que se dispusesse a relacionar os títulos de todos os trabalhos acadêmicos destinados a comprovar o caráter estrutural do racismo em nossa sociedade seria obrigado, sem dúvida, a distribuir tal trabalho por vários volumes. Nenhum profissional das Ciências Humanas, mesmo no campo teórico liberal, contesta frontalmente a persistência dos preconceitos étnicos no país; no máximo, alega-se que as diferenças socioeconômicas têm peso superior ao "fator raça".
Todavia, o mito mantém a antiga força no imaginário de expressivos segmentos da população, nisto incluídos os de elevada