trabalho mat ferias
Trata-se de uma cronologia de eventos, observando o avesso da história oficial, uma cronologia das ações coletivas, visando assim, mapear as fases do processo de construção da cidadania.
No século XIX, havia as seguintes problemáticas, em torno das lutas ou rebeliões existentes: Lutas em torno da questão da escravidão, das cobranças do fisco, pequenos camponeses, legislações e atos do poder público, mudanças nos regimes políticos, e as lutas entre as categorias socioeconômicas.
Essas categorias envolviam as zonas rurais e urbanas, pois os produtos eram produzidos no campo, mais comercializados nas cidades. As lutas que mais se destacaram foram às relativas à proclamação da Republica e as questões relativas aos escravos. Outras ficaram em segundo plano, não se destacando tanto, e apenas atualmente que estão ganhando um lugar na história.
Remetendo-se ao século XVIII, as lutas dessa época, tem como característica, o desejo de libertação da Metrópole, tendo como aspectos peculiares da Independência brasileira, que sua promulgação deu-se por um príncipe herdeiro de uma monarquia decadente apoiado pela elite rural.
Esse período do século XVIII, ainda foi marcado por mais quatro movimentos importantes:
A inconfidência Mineira - 1789: Luta pela independência brasileira. Movimento esse que definiu o objetivo de separação da metrópole. Suas causas foram divididas em três dimensões: A econômica, a política e a ideológica.
Conjuração do Rio de Janeiro – 1794/95: Tratava-SE de um grupo de escritores, fundadores da Academia Cientifica do Rio de Janeiro, os quais discutiam ciência a política, criticava a política obscura da rainha de Portugal, D. Maria I. O grupo foi delatado, processado e absolvido por falta de provas.
Revoltas Populares de Mulatos e Negros - 1797: Ocorrida na Bahia.
Conspiração dos Alfaiates -1798: Ocorrida também na Bahia, caracterizada como a primeira revolução social brasileira.
Na primeira metade do século XIX, as