Racismo
O preconceito racial é algo muito presente no mundo, pois ainda muitas pessoas são julgadas pela cor, sua raça. Mesmo existindo leis criadas para acabar esse preconceito, no Brasil ainda está muito presentes casos que envolvam esse ato.
Uma pequena minoria no Brasil se declara negro, apenas 7% da população, e mesmo sendo a menor parte sofrem muito com o racismo.
Com o preconceito racial, as pessoas são julgadas por sua cor, por não conhecer as pessoas, muitos acabam se apegando a característica superficial às vezes inconsciente. Porta sua opinião formada acabam generalizando por sua raça, cor ou qualquer outra característica.
Desenvolvimento
Hoje em dia estamos acostumados a ver negros em funções de esforços físicos e poucos em cargos de grande importância e poder. Vimos sempre que ao fazer sucesso grande a maioria dos negros estão nos esportes, como jogadores de futebol e na música.
O preconceito só existe devido a um fator, a ignorância. Isso existe desde o inicio com a escravidão na qual as pessoas eram vendidas e sujeitas a trabalhos pesados somente por ter a sua pele escura.
No Brasil, o governo tenta acabar com o racismo, criando um dia especifico destinado aos negros, denominada como Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro. Também oferece cotas nas Universidades, coisa que é vista por muitos como uma forma de racismo.
Pertencemos a uma sociedade que classifica as pessoas por sua cor e não pelo o que tem a nos oferecer. Mesmo sendo crime a prática do racismo, ainda ouvimos muitos casos de pessoas que são ofendidas por causa do tom de sua pele.
Considerações finais
Temos que ter consciência que todos somos iguais, independentemente de sua cor. Não é o tom da sua que vai determinar seu caráter, não são seus descendentes que irão mostrar como a pessoa é. Esse conceito foi construído há muito tempo atrás pelo homem, no tempo da escravidão. Mas se foi construído podemos destruir e acabar com um preconceito que tanto fere.
Bibliografia