Enfermagem
SISTEMA RESPIRATÓRIO
●
Este sistema é constituído pelos tratos (vias) respiratórios superior e inferior. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões.
●
NARIZ
●
O nariz, a parte superior da via respiratória, contém o órgão periférico do olfato, e é dividido em narinas direita e esquerda pelo septo nasal. Cada narina pode ser dividida em uma região olfatória e uma região respiratória. As funções do nariz e das cavidades nasais são: respiração, olfação, filtração de poeira, umidificação do ar inspirado, e recepção de secreções dos seios paranasais e dos ductos nasolacrimais.
NARIZ
●
A cavidade nasal é a escavação que encontramos no interior do nariz, ela é subdividida em dois compartimentos um direito e outro esquerdo. Cada compartimento dispõe de um orifício anterior que é a narina e um posterior denominado coana. As coanas fazem a comunicação da cavidade nasal com a faringe. É na cavidade nasal que o ar torna-se condicionado, ou seja, é filtrado, umedecido e aquecido.
FARINGE
Há um processo de aquecimento e de umidificação contínua na faringe, a qual é dividida nas seguintes áreas: a nasofaringe, contendo as amígdalas ou tonsilas faríngeas (adenóides); a orofaringe, que forma a parede posterior da cavidade oral; e a faringe laríngea, que envolve a laringe.
FARINGE
A orofaringe é parte tanto do trato respiratório como do trato digestivo, pois serve como via de passagem à traquéia e ao esôfago. O reflexo de deglutição aqui iniciado ajuda a impulsionar o alimento ao esôfago; ao mesmo tempo, o movimento de deglutição produz o fechamento da laringe pela epiglote.
LARINGE
●
A laringe é um órgão