Racismo
1. Índice
2. Introdução 2
3. Definição de Racismo 3
4. Antirracismo: Duas versões distintas 4
5. Será o Racismo moralmente aceitável? 5
6. Argumentos a favor da tese defendida 6
7. Argumentos contra a tese defendida 7
8. Conclusão 8
9. Bibliografia 9
2. Introdução
O presente trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Filosofia e aborda um dos temas que fazem parte do programa de 10º ano desta disciplina – Temas/problemas do mundo contemporâneo – O Racismo.
O Racismo é um assunto preocupante na nossa sociedade e afeta milhões de pessoas em todo o mundo, por isso, este trabalho tem como objetivo informar de forma simples e clara o que acontece na nossa sociedade, bem como esclarecer algumas dúvidas sobre este tema. Este trabalho possibilita ao leitor criar uma opinião sua, acerca do tema tratado.
O Racismo é um dos temas mais discutidos atualmente, as opiniões sobre este assunto divergem bastante, na discussão ética sobre este problema o que está em causa é se este é moralmente aceitável ou não, bem como se é correto ou pelo contrário incorrecto. Ao longo deste trabalho vamos apresentar a nossa opinião e as razões acerca da mesma, defendendo assim a nossa tese.
No decorrer do trabalho vai ser realizada uma breve apresentação de informação sobre o tema Racismo, uma pequena análise deste mesmo assunto, tendo em conta duas perspetivas diferentes e é ainda formulada uma tese que vai ser justificada através de argumentos a favor e argumentos contra a tese defendida.
Espero que aprecie este trabalho e que com ele possa formular ou legitimar a sua opinião acerca deste tema.
3. Definição de Racismo
A definição etimológica de racismo diz-nos que a palavra racismo tem origem na junção de dois termos: raça e “ismo”, sendo raça a palavra mãe. Racismo = Raça + “ismo”
Assim, racismo, não é mais do que uma teoria que afirma a