Racismo
A pesquisa objeto deste trabalho propõe uma análise sobre a tendência do pensamento, ou modo de pensar em que se dá grande importância á noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas as outras, o que conhecemos como RACISMO.
Estaremos analisando o racismo sobre a ótica do direito da sociologia e a da filosofia, com o objetivo de compreender de uma forma mais completa esse assunto que nos dias de hoje, por mais incrível que possa parecer ainda devasta nossa sociedade sendo um verdadeiro instrumento de intolerância e atraso da vida social.
Baesados nos diferentes conceitos sobre Racismo apresentaremos ainda um estudo de caso sobre o evento de racismo no esporte mais popular do Brasil ( FUTEBOL ), onde poderemos caracterizar além do racismo, o preconceito e a injuria racial.
Cada membro de nossa equipe tem pesquisado sobre partes especificas do assunto em questão , e em conjunto temos discutido e analisado cada situação afim de podermos apresentar de forma sistemática nossa análise critica sobre o tema aqui tratado.
Esperamos atender as expectativas sobre nos atribuidas para elaboração do presente trabalho, bem como contribuir da forma mais elementar possível para podermos em futuro não tão distante sermos uma sociedade melhor onde todos são tratados como iguais que são.
FUNDAMENTAÇÃO TEORICA - 1 RACISMO – VISÃO GERAL
Um conjunto de opiniões pré concebidas as quais valorizam as diferenças biológicas entre os seres humanos, atribuindo superioridade a alguns de acordo com a matriz racial. Embora não haja nenhuma comprovação de uma determinada raça ser superior ou inferior a outra, pessoas em todo mundo são atingidas que se consideram superiores.
Historicamente, o racismo era uma forma de justificar o domínio de determinados povos sobre outros, como se verifica no período da escravidão, colonialismo e nos genocídios ( crimes contra humanidade ),ocorridos ao longo da história.
No século XX, algumas formas de racismo como