Racismo
Essas leis ainda não conseguiram alcançar o necessário efeito prático porque o preconceito racial, ainda que não queiramos admitir, infelizmente encontra-se arraigado na cultura brasileira. Daí a grande dificuldade de aplicação prática da lei, especialmente pelas deficiências na produção da prova. A prática do preceito racial apresenta-se de forma bastante sutil e quase sempre disfarçada com outras práticas igualmente criminosas, mas de muito difícil comprovação.
Conforme o capitalismo se estabelecia como sistema econômico, o racismo do período escravista foi assimilado, pois isso permitia aos exploradores aplicar níveis mais intensos de exploração sobre os negros, embora desde o inicio tivesse havido inúmeras formas de resistência. Assim, para acabar de vez com o racismo é preciso acabar também com o capitalismo e com toda forma de exploração do homem pelo homem.
Somente uma sociedade que socializar os meios de produção sob o controle e a serviço da humanidade é que pode colocar um fim à exploração e à desigualdade