RACISMO
Vídeo 1_ Tema RACISMO
Vídeo 2_ Tema RACISMO
FRASES
Vídeo 1
O racismo não existe porque não existem raças biologicamente.
A sobrevivência humana depende da adversidade não apenas genéticas mas também da adversidade cultura que podemos considerar como nossa riqueza coletiva.
Vídeo 2
Os africanos que chegaram aqui foram escravizados não eram seres brutais completamente selvagens e desprovido de qualquer conhecimento.
CONCEITOS
Racismo significa atribuir falsamente características hereditárias de personalidade ou de comportamento a indivíduos com uma dada aparência física. Um racista é alguém que acredita que existe uma explicação biológica para características de inferioridade supostamente possuídas por pessoas de um ou outro tipo físico.”
O racismo é um preconceito contra um “grupo racial”, geralmente diferente daquele a que pertence o sujeito, e, como tal, é uma atitude subjectiva gerada por uma sequência de mecanismos sociais. Um grupo social dominante, seja em aspectos econômicos ou numéricos, sente a necessidade de se distanciar de outro grupo que, por razões históricas, possui tradições ou comportamentos diferentes. A partir daí, esse grupo dominante constrói um mito sobre o outro grupo, que pode ser relacionado à crença de superioridade ou de iniquidade. Nesse contexto, a falta de análise crítica, a aceitação cega do mito gerado dentro do próprio grupo e a necessidade de continuar ligado ao seu próprio grupo levam à propagação do mito ao longo das gerações.
(Banton, 1997 ) Diz que o racismo é a convicção sobre a superioridade de determinadas raças, com base em diferentes motivações, em especial as características físicas e outros traços do comportamento humano. É uma opinião não científica sobre uma raça humana que leva a uma tomada de posição depreciativa e, frequentemente, violenta relativamente a uma coletividade.
Banton, Michael - A Ideia de Raça.Lisboa.Ed.70.1977
Conclusão
Basicamente