Racismo
No mundo todo se fala sobre racismo e preconceito. O que é isso? É o pré-julgamento de outra pessoa baseado em sua cor de pele ou sua etnia. É assumir que o homem negro é pobre e ladrão. E esse é um problema muito grande na nossa sociedade, pois muitos levam na brincadeira essa agressão.
O racismo pode ser encontrado nas escolas, em áreas de trabalho, em músicas e no futebol. Neste último, o preconceito ainda é um problema alarmante, pois jogadores afrodescendentes vão jogar em locais onde a maioria da população é branca, e sofrem com agressões físicas, verbais e emocionais. Como é o caso do jogador Tinga, que sofreu xingamentos em uma partida, onde os torcedores do time oposto imitaram sons de macacos.
Outro caso que, em minha opinião, é racismo, é as cotas nas universidades. O governo alega que é para dar oportunidades para estudantes de baixa renda para estudarem. Mas eles estão cometendo um preconceito aí, dando privilégios ao negro e desmerescendo-o ao mesmo tempo. O governo dá preferência para negros, como se todos fossem pobres e com nível de escolaridade mais baixo. Existem vários negros ricos e inteligentes. Eles não precisam de cotas para passar em faculdades, pois eles têm a capacidade necessária. Se os políticos quiserem ajudar as pessoas que realmente precisam, dariam mais oportunidades aos pobres, sejam brancos, negros ou da raça que forem.
Simples atos são preconceituosos. Ver um homem negro na rua e pensar que ele é um assaltante por sua cor é racismo. Passar por cima da minoria por você ser branco é um ato repulsante. E no dia-a-dia, as pessoas ainda cometem essas injustiças. Brincadeiras ainda são feitas, músicas ainda são compostas e vídeos ainda são filmados, menosprezando a população negra.
A superação da mentalidade racista é um grande e difícil passo para a sociedade. O preconceito não acabará até que nossas mentes estejam realmente aceitando o fato que todos nós somos diferentes, mas não devemos ser tratados como tais.