Grécia
Os gregos, inicialmente um conjunto de tribos relativamente autônomas que apresentavam fatores culturais comuns, como a língua e a religião, instalaram-se no Peloponeso nos inícios do primeiro milênio antes de Cristo, dando início a uma das mais influentes culturas da Antiguidade.
Após a fase orientalizante (de 1100 a 650 a.C.), cujas manifestações artísticas foram inspiradas pela cultura mesopotâmica, a arte grega conheceu um primeiro momento de maturidade durante o período arcaico, que se prolongou até 475 a.C. Marcado pela expansão geográfica, pelo desenvolvimento econômico e pelo incremento das relações internacionais, assistiu-se nesta altura à definição dos fundamentos estéticos e formais que caracterizarão as posteriores produções artísticas gregas.
Mas, os historiadores costumavam dividi-la em períodos destintos:
Pré-Homérico (séculos XX-XII a.C.);
Homérico (séculos XII-VII a.C.);
Arcaico (séculos VII-VI a.C.) e;
Clássico (séculos V-IV a.C.).
2)Localização
Atual: Está situada num prolongamento da Península Calcídica, da qual se desprendem três faixas montanhosas que adentram no mar: Kassandra, Longos e Athos. Unida ao continente por um pequeno istmo de dois quilômetros de largura, sem a aridez do Egito e do Sinai, com um clima e uma natureza incomparáveis, oferecia geograficamente todas as condições para um isolamento que podia ser aproveitada para uma vida monástica. Toda a península está ocupada pela república de monastérios: uma organização autônoma, ao menos até a um ano, que representa um território com cerca de 80 km. de longitude por uns 20 de largura.
Na Época: Península Balcânica: Grande saída marítima
3) Guerra de Tróia
Onde: na cidade de Tróia
Quem: Páris, Helena, Menelau, Agamenon de Micenae, Hector e Aquiles.
Porquê: A história da Guerra de Tróia é uma das lendas gregas mais famosas. Quando o príncipe troiano Paris seqüestrou Helena, a linda esposa de Menelau, este