Racismo
Novo gama
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
.................... 5.
3 CONCLUSÃO..........................................................................................................6
INTRODUÇÃO
Sendo a cultura um conjunto de elementos que caracterizam e singularizam os grupos humanos, os quais se diversificam em termos étnicos, históricos, geográficos de linguagem, costumes e tradições, ou seja, se distingue pela diferenciação, quem dita à verdade para a humanidade sobre o que seja ou não um padrão de cultura válido? .
O racismo que surgiu como intolerância ao diferente e como uma atitude de supremacia perante os povos dominados, nos remete a escravidão, uma questão tão sombria e que não foi traduzida com sua devida realidade em nossos livros de história.
[pic]
A escravidão no Brasil fruto de nossos tempos coloniais serviu de mão de obra para o acumulo de capitais mandados a Europa por nossos nobres aqui residentes.
Os quilombos (termo banto que quer dizer acampamento guerreiro na floresta) surgiram como refugio aos mandos dos donos de escravos e seus capatazes. Os quilombos eram constituídos por escravos e brancos marginalizados, essa população sobrevivia da pesca, caça coleta de frutas e da agricultura.
Seus remanescentes ‘os quilombolas’ lutam ainda hoje pela sobrevivência e por preservar seu modo de vida.
DESENVOLVIMENTO
Quilombos Palmares foi o maior e a principal fonte de resistência quilombola no Brasil, servindo de inspiração a criação de vários outros quilombos. Palmares demonstra que a hegemonia da ordem escravocrata foi colocada em dúvida pelos indivíduos que se negaram a serem subordinados aos status quo da época. Em