Racios economico e financeiros
O presente trabalho foi realizado com o objectivo de explicar sobre rácios económicos e rácios financeiras suas formulas, suas utilidades. Função essa que vem crescendo e tomando espaço a cada dia mais.
Elaboramos o trabalho, procurando explicar da melhor forma, os rácios económicos e rácios financeiras, qual sua importância, quais os benefícios oferecidos, pela aprendizagem da mesma. Ou seja, mostrar de forma detalhada os pontos principais dos rácios económicos e financeiros.
Este trabalho foi organizado em 12 páginas leia atentamente segundo as paginas indicadas.
A metodologia dos rácios é a técnica mais utilizada pela análise financeira, e consiste em estabelecer relações, ou rácios, entre contas e agrupamentos de contas do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado. Estas relações são um instrumento de apoio para sintetizar uma quantidade abundante de dados e comparar o desempenho económico e financeiro das empresas e a sua evolução no tempo.
O conceito de rácio pode afirmar-se como sendo uma relação existente entre duas grandezas que pode ser expressa, quer sob a forma de quociente, quer sob a forma de percentagem
RÁCIOS FINANCEIROS Os Rácios Financeiros são aqueles que apreciam os aspectos que se relacionam exclusivamente com aspectos financeiros, tais como a estrutura financeira, a capacidade de endividamento, a solvabilidade, etc.
TIPOS DE RÁCIOS FINANCEIROS Os rácios podem ser classificados pela área que analisam, por exemplo:
Rácios de bolsa - medem o nível de avaliação da empresa atribuído pelo mercado de capitais;
Rácios de rendibilidade - medem a capacidade da empresa gerar lucros e remunerar o accionista;
Rácios de endividamento - medem o nível de endividamento da empresa, e respectiva capacidade de lhe fazer face;
Rácios de liquidez - medem a liquidez da firma e respectiva capacidade de fazer face aos compromissos;
Rácios de actividade - medem a eficiência da empresa no seu