An Lise Financeira E Seus Objetivos Material De Estudo I
Disciplina: Elaboração e Análise de projetos de Investimento.
Prof. MsC. : José Dias de Lima
Apesar de existir uma variedade de regras para tomada de decisão ao avaliar projetos e investimentos enfatiza as seguintes características que elas devem ter:
•Uma boa regra para decidir sobre investimento é manter um justo equilíbrio entre permitir que um administrador que analisa um projeto traga para a decisão suas “avaliações subjetivas” e assegurar que projetos diferentes sejam julgados coerentemente. Desse modo, uma regra para tomada de decisão sobre investimentos demasiadamente mecânica (ao não permitir fatores subjetivos) ou muito maleável (os administradores podem modificar a regra para atender às suas tendências) não é uma boa regra;
•Numa avaliação deve considerar o objetivo principal de finanças coorporativa, que é o de maximizar o valor da empresa. Projetos aceitáveis, que aplicam a regra de decisão, devem aumentar o valor da empresa que as acata, enquanto que projetos que não atendem às exigências destroem valor se a empresa neles investir.
• As regras para análise de projetos e investimentos devem funcionar para várias análises. Investimentos e projetos podem gerar receitas brutas, ou podem poupar custos.
Quando as regras levam a diferentes conclusões sobre se o projeto deve ser aceito ou rejeitado, uma regra para tomada de decisão tem de ser aquela que desempata essa questão, passando a ser considerada como regra principal.
A tendência do investimento no Brasil, devido à resposta da onda de expansão e deslocamento da economia, aponta para expectativas de crescimento. A necessidade hoje, das organizações, de buscar tecnologia, inovação e competitividade, induz os empresários a buscar recursos para financiar seu projeto que trará vantagens competitivas. Assim, é necessário criar os projetos de investimentos para atender às exigências e quesitos dos órgãos financiadores (como os bancos de investimento) e/ou órgãos que concedem