Fonte De Alimenta O
ATPS
JUNDIAÍ, 2014
Fonte de Alimentação
Pode ser utilizada como fonte de bancada, para alimentar projetos que estejam em protoboards ou em testes e que precisam de uma tensão específica não encontrada em fontes comerciais ou que sejam sensíveis a uma elevação abrupta de corrente e que precisem, portanto, de proteção contra sobre-correntes.
Pode também ser utilizada para alimentação de equipamentos de baixa potência dentro da faixa de tensão disponibilizada, como, por exemplo, rádio-relógios, brinquedos, CD-players, ou mesmo como carregador de pilhas.
Adicionalmente, pode-se utilizar as três saídas de 220V como extensão.
Descrição técnica
Princípio de funcionamento
Nossa fonte é constituída por uma etapa abaixadora de tensão, uma retificadora, uma de filtragem, uma de proteção (sobre-corrente e curto) e uma reguladora. Podemos representar o circuito através do seguinte diagrama de blocos:
Na etapa abaixadora, a tensão da rede é convertida para um valor mais conveniente para as próximas etapas (15+15V); na etapa de retificação utilizamos 2 diodos para obtermos uma tensão contínua pulsante (sem mudança de sentido) a qual é entregue à etapa de filtragem, em que conseguimos uma tensão mais ou menos uniforme; a etapa de proteção só é acionada quando o valor de corrente passando pela carga excede 1A, o que aciona um circuito de alarme e desliga a alimentação da carga; a etapa de regulagem é responsável pela escolha da tensão de saída (0 a 12V) e por manter o valor sem flutuações.
Aprofundamento do funcionamento de funcionamento
O circuito correspondente é o que segue, onde destacamos as etapas apresentadas acima para melhor visualização.
Abaixamento da tensão
A primeira etapa de nossa fonte constitui-se de um transformador abaixador de tensão, que transformará a tensão de entrada da rede de energia (220V) em um valor algo maior que o máximo oferecido pela fonte (15V), entregando-o à próxima