racionamento de agua
INTRODUÇÃO:
Inserido no ramo da inovação tecnológica e científica associado ao advento da internet; um novo meio de divulgação de cultura passou a ser explorado: os museus virtuais. Nesse sentido o Museu Ponto Itinerante da UFMG, oferece um imenso acervo tecnológico e virtual que impressiona pela diversidade de temas, proporcionando ao aluno interagir associando a visita, as suas próprias experiências vida. . Conforme MOREIRA (2000 p. 11) “Um dos aspectos de inclusão social é possibilitar que cada brasileiro tenha a oportunidade de adquirir conhecimento básico sobre ciência e seu funcionamento que lhe de condições de entender o seu entorno, de ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho e de atuar politicamente com conhecimento de causa”. Nesse sentido este estudo busca investigar como os alunos do curso técnico em informática do Pronatec, vivenciaram a visita ao museu itinerante UFMG.
JUSTIFICATIVA
Os museus em geral sempre foram pensados como instituições de Ensino. Locais onde se acessa um conjunto de objetos com a intenção de obter informações sobre determinado tema ou assunto. Também são espaços com grande potencial educativo. Os museus virtuais, ao ar livre de forma informal, repleto de inovações tecnológicas e interativo são uma nova proposta de aprendizagem pressupondo um novo modelo de aprendizagem interativa, dinâmica e inovadora. O trabalho justifica-se quando por ocasião da visita do museu da UFMG a cidade de Montes Claros; procurou-se verificar como; os alunos do curso técnico em informática lidaram com a visitação. Que contribuições somaram á formação e aprendizagem desses docentes?
OBJETIVO GERAL
-Verificar como a visitação á espaços não formais (museu virtual) produz aprendizagens para a formação de alunos do curso técnico profissionalizante.
METODOLOGIA
A pesquisa foi realizada com alunos do curso técnico em informática, da Escola Estadual Levi Durães Peres em Montes Claros MG.