Racionalização do desenho técnico
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
RAFAEL VIANA BATISTA
ARTIGO: A RACIONALIZAÇÃO DO DESENHO -
A IMPORTANCIA DO DESENHO ARQUITETONICO
BELO HORIZONTE
2011
Para um arquiteto, é importante usar a sua criatividade para poder desenvolver um projeto ambicioso, que atenda as necessidades e desejos demandados. Esta criatividade, no entanto, só será valida se o mesmo for capaz de transmitir suas idéias para os seus clientes e de racionalizá-las para aqueles que desenvolverão a obra de construção de tais projetos. É exatamente neste processo que o desenho arquitetônico, com todas suas técnicas e detalhes, mostra a sua real importância.
Palavras chave: desenho arquitetônico, técnicas, regras.
A diferença entre escultura e arquitetura, é que à primeira falta um fator decisivo: a utilidade (RASMUSSEN, 1998). É esta utilidade que transforma a arquitetura em algo desejado, e que só obterá sucesso se a idéia do criador for transmitida com riqueza de detalhes, primeiramente para aquele irá comprar a idéia – no caso, o cliente – e aquele que irá executar o projeto – engenheiros e colaboradores. E, para que isso aconteça de forma concreta, é necessário que haja uma hegemonização nos padrões dos desenhos que serão produzidos.
Na arquitetura o croqui é a primeira ferramenta utilizada para desenvolver uma idéia e transmiti-la para o papel. É neste primeiro momento que o arquiteto liberará a sua imaginação, na ausência de limitadores, para poder materializar suas idéias. Muitas vezes, a partir dos primeiros esboços, a criatividade e percepção do arquiteto começam a aflorar, vendo novas possibilidades para os problemas que ele deseja resolver. Neste primeiro momento as representações assumem o papel “ativo” no processo do projeto, pois colaboram para tornar explícito aquilo que está implícito na mente de quem está projetando (FLORIO; LIMA; PERRONE, 2005; FLORIO; SEGALL; ARAUJO, 2007).
Bem, se o croqui