Desenho de cargos e tarefas
A modelagem do trabalho é o modo como o trabalho operacional deverá ser imposto às pessoas e realizado em cada unidade operacional; ou seja, um cargo.
Um cargo é as composições de várias atividades cumpridas por uma pessoa. Um cargo é uma unidade da organização que consiste em um grupo de deveres e responsabilidades que separam e distingue-se dos outros cargos.
O desenho de cargo ou “job design” é uma especificação do conteúdo, dos métodos e relações de cargos com o propósito de satisfazer requisitos tecnológicos, organizacionais, sociais e pessoais.
Acredita-se que o desenho de cargo é tão antigo quanto o próprio trabalho e remonta às origens do ser humano. O processo para desenhar um cargo se divide em três partes:
1.Especificação do conteúdo de cada tarefa a ser executada.
2.Especificação do método para executar cada tarefa
3.Combinação das tarefas individuais em cargos específicos. Cada cargo passa a ser um conjunto de tarefas específicas.
Um ocupante de cargo é solicitado de um conjunto de atividades ou comportamentos chamados de papel. Por tanto, as pessoas precisam ser recrutadas, selecionadas (de acordo com o que os cargos requisitam), treinadas, supervisionadas, avaliadas e controladas, antes de ocupar se do cargo.
No fundo, o papel que desempenha cada pessoa em seu cargo, terá um grande efeito na função da empresa.
Abordagens ao desenho de cargos e tarefas.
Desenho de cargos é o método pelo qual se organizam os cargos individuais e os combinam em unidades, departamentos e divisões. É dividido em abordagem clássica, humanística e contingencial.
- Abordagem clássica
É fundamentada na Administração Científica e busca orientar o indivíduo na otimização da execução da sua tarefa dentro do cargo, baseado no estudo de tempo e movimento.
A administração científica tenta que se eleve o nível de produção e diminua o tempo e o custo dessa produção, buscando a racionalização do trabalho, através:
•Da análise para