Caso ikea
CENTRO UNIVERSITÁRIO EURÍPIDES DE MARÍLIA – UNIVEM
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ALINE HELFSTEIN FRAGOSO
CRISLAINE FERREIRA DA SILVA
FAGNER FERNANDES
RAFAEL IGNACIO
CASO IKEA
MARÍLIA
2012
ALINE HELFSTEIN FRAGOSO
CRISLAINE FERREIRA DA SILVA
FAGNER FERNANDES
RAFAEL IGNACIO
CASO IKEA
Trabalho de Curso apresentado ao Curso de Administração da Fundação de Ensino “Eurípides Soares da Rocha”, mantenedora do Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM, como avaliação parcial da disciplina de Planejamento e Gestão Estratégica.
Orientador: Prof. Luiz Eduardo Zamai
MARÍLIA
2012
CASO IKEA
A IKEA foi fundada em 1943, na Suécia, por Ingcar Kamprad, então com 17 anos. Originalmente, a empresa vendia canetas, carteiras, molduras para fotos, mesas, relógios, jóias e outros objetos que o jovem fundador acreditasse que poderia vender a um preço baixo.
Os itens de mobiliário passaram a ser vendidos em 1947 e, em 1955, a IKEA começou a desenhar seus próprios móveis. No início, Kampard vendia os produtos em sua própria casa e enviava as encomendas pelo correio, foi assim até a abertura da primeira loja. Este foi um passo muito importante no desenvolvimento do conceito IKEA. Expondo os móveis, a empresa podia apresentar seus produtos nas três dimensões: funcionalidade, qualidade e preço acessível. A reação das pessoas foi conforme o esperado escolheram produtos da empresa que oferecia a melhor relação qualidade/preço.
Atualmente a companhia conta com aproximadamente 300 lojas em 36 países. É reconhecida por ser uma bem-sucedida rede de lojas, que mantém o mesmo conceito de