RaCIOCÍNIO VERBAL
Nessa atividade você deverá apresentar diversas questões relacionadas a situações da vida prática para que seus alunos encontrem forma de resolvê-las. O objetivo dessa tarefa é ajudar a criança a aplicar seus conhecimentos às situações do dia a dia., vendo na escola uma extensão e uma complementação de sua vida em casa.
Você pode propor diversas questões, dirigindo a pergunta a toda classe e esperando que alguma criança ou várias se manifeste. Aceite sugestões diferentes, comente e elogie sempre que possível a participação de cada aluno.
Se perceber que alguma criança se conserva calada, faça-lhe perguntas pessoais.
Algumas questões que você pode propor:
Quem você iria procurar se: ficasse doente, quisesse aprender a ler ,tivesse dor de dentes, furasse a sola do sapato;
O quer você usaria para cortar as unhas: sair na chuva, ver horas, lavar as mãos, tomar sopa, cortar o pão, enxergar no escuro.
Aonde você ria se quisesse comprar: carne, sapatos, remédio, roupa, frutas, pão, brinquedos, livros, borracha, cadernos, etc.
Diga alguma coisa que exista na sua casa que seja: branca, azul, vermelha, amarela, preta, verde.
Diga alguma coisa que exista na escola que seja: redonda, quadrada, lisa, áspera, dura, mole.
Como você faria para ensinar um colega ir a sua casa?
Respeite sempre as sugestões das crianças. Lembre dos três motivadores: “Eu sou alguém, eu respeito os outros, quero que os outros me respeitem.”
RACIOCÍNIO VERBAL – 2
Proponha uma situação de vida prática para as crianças exercitarem seu raciocínio lógico e treinarem a solução de situações do dia a dia:
- Vamos brincar de faz de conta: Faz de conta que o vidro da janela quebrou. E agora está entrando muito vento pelo buraco, fazendo virar as folhas do caderno. Nem dá para escrever, por causa da ventania. Como é que vocês fariam para evitar esse vento?
Estimule a manifestação de todos os alunos. Lembre-se de que a habilidade para se comunicar é fundamental para o