Raciocínio baseado em casos
FACULDADE DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO
-------------------------------------------------
CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
RACIOCÍNIO BASEADO EM CASOS
HERMES FERNANDES RODRIGUES
PROFA. VANESSA DE OLIVEIRA CAMPOS
COORDENADORA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
CUIABÁ – MT
SETEMBRO/2012
SUMÁRIO 1. Histórico 2. O ciclo de funcionamento de um sistema RBC a. Recuperação b. Reutilização c. Revisão d. Retenção 3. Desenvolvimento de um sistema de raciocínio baseado em casos e. A aquisição de conhecimento f. Representação de casos i. A descrição do problema que foi resolvido ii. A descrição da solução iii. Conclusão g. Indexação h. Recuperação de casos i. Adaptação de casos 4. Conclusão 5. Referências 6. Bibliografia
RACIOCÍNIO BASEADO EM CASOS
O raciocínio baseado em casos (RBC) é uma técnica que busca resolver novos problemas adaptando soluções utilizadas para resolver problemas anteriores.[1] Dentre as características do funcionamento de um sistema RBC estão:
A extração do conhecimento a partir de casos ou experiências com que o próprio sistema se depara.
A identificação das características mais significantes dos casos apresentados a fim de devolver uma melhor solução (resposta).
O armazenamento do caso e sua respectiva solução.
A qualidade de um sistema RBC depende de sua experiência, ou seja, depende do número de casos relevantes que farão parte da base de casos.
1) -------------------------------------------------
Histórico
Com um trabalho do grupo de Roger Schank em 1980, iniciaram-se os primeiros estudos sobre as técnicas baseadas em RBC na Universidade de Yale.
Em 1983, Janet Kolodner desenvolveu o primeiro sistema RBC (Cyrus), baseado no modelo de memória dinâmica de Schank, servindo de base para outros sistemas RBC.
2) -------------------------------------------------
O ciclo de