osama nas altura
Metodo Dedutivo: O método dedutivo é um método científico que considera que a conclusão está implícita nas premissas. Por conseguinte, supõe que as conclusões seguem necessariamente as premissas: se o raciocínio dedutivo for válido e as premissas forem verdadeiras, a conclusão não pode ser mais nada senão verdadeira.
O raciocínio dedutivo foi descrito pelos filósofos da Grécia Antiga, entre os quais se destaca Aristóteles. Cabe salientar que a palavra dedução deriva do verbo deduzir (do latim deducĕre), que significa tirar conclusões de um princípio, de uma proposição ou suposição.
O método dedutivo infere os fatos observados baseando-se na lei geral (ao contrário do indutivo, no qual se formulam leis a partir de fatos observados). Há quem acredite, como é o caso do filósofo Francis Bacon, que a indução é melhor do que a dedução pelo fato de se passar de uma particularidade para uma generalidade.
O método dedutivo pode dividir-se em método dedutivo direto de conclusão imediata (quando se obtém um juízo/uma opinião relativamente a uma única premissa, sem intermediários) e método dedutivo indireto ou de conclusão mediata (quando a premissa maior contém a proposição universal e a premissa menor contém a proposição particular, a conclusão resulta da comparação de ambas).
Em todo o caso, os investigadores que seguem o método dedutivo começam com o plano do conjunto axiomático de partida (onde as suposições devem incorporar unicamente as características mais importantes dos fenômenos, com coerência entre os postulados) e continuam com o processo de dedução lógica (partindo sempre dos postulados iniciais). Como tal, podem designar leis de caráter geral àquelas a que chegam partindo do conjunto axiomático e através do processo de dedução.
Disponível em: . Acesso em: 09 jun. 2014.
Metodo Indutivo: Método indutivo é um