Trabalho sobre o afeganistão
LOCALIZAÇÃO:
O Afeganistão é um país asiático, seu território está localizado no centro deste continente. Faz fronteira com o Turcomenistão, Uzbequistão, Tadjiquistão, China, Paquistão e Irã.
Desde a Antiguidade, o Afeganistão tem sido objeto de invasões e conquistas. Esse fato ocorre em razão de sua localização geográfica privilegiada, pois é um ponto estratégico para as relações comerciais e uma área estratégica de fundamental importância para dominar a Índia ou estabelecer domínio na Ásia Central.
Alvo de constantes invasões e cenário do mais longo conflito na história dos EUA, o Afeganistão é uma das nações mais pobres do mundo. Sua história é marcada pela miscigenação e pela influência de diversos povos e civilizações asiáticas.
FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO – ISLÂMICO
Fundamentalismo islâmico é um termo ocidental utilizado para definir a ideologia política e religiosa fundamentalista que supostamente sustenta o Islã. De origem midiática, este termo define o Islã como, não apenas uma religião, mas um sistema que também governa os imperativos políticos, econômicos, culturais e sociais do estado, quebrando o paradigma de estados laicos, comum nesta parte do planeta.
Um objetivo crucial do fundamentalismo islâmico, definido pelo ocidente, é a tomada de controle do Estado por forma a implementar o sistema islamista, ou seja, que abriga e coordena todos os aspectos sociais de uma sociedade através da sharia islâmica.
O Emirado Islâmico do Afeganistão foi fundado em 1996, quando os talibãs começaram a dominar o Afeganistão e terminou com a sua queda do poder em 2001, com a invasão norte-americana. No auge de sua influência, o Taliban nunca controlou totalmente o território do Afeganistão; cerca de 10% do país, a região nordeste, estava sob o domínio da Frente Islâmica para a Salvação do Afeganistão ou Aliança do Norte.
O Taliban e seu governo surgiu a partir do caos que se encontrava o Afeganistão após a invasão soviética. Começou como um