RACIOCINIO LOGICO MATEMATICO
Pós-graduação em Psicopedagogia - especialização lato sensu - 2014B
Discente: Marília Leide Almeida Moraes Matrícula: SRC1480069MGP
Disciplina: Pensamento Lógimo Matemático – Recuperando o Pensar
Tutora: Denise Marcon
Análise do vídeo Jogos em Grupo
Kazuko Kammi aborda as relações de ensino Oe aprendizagem que se realizam no desenvolvimento do conhecimento do pensamento e do raciocino lógico-matemático no sentido amplo da psicopedagogia.
No vídeo Kamii aborda a importância da construção da aprendizagem através de atividades em grupo. Analisa os jogos em grupos como promotores do exercício da democracia, com a construção de regras no coletivo, bem como o cumprimento das mesmas. Esse tipo de atividade promove a discussão acerca do surgimento dos conflitos, e assim cada individuo exercita a autonomia. Onde é possível a construção do conhecimento através do valor dos conceitos sabendo o que significa tanto para sua formação quanto para a aplicação dos mesmos no seu dia-a-dia.
O exercício da autonomia através de atividades de grupo promove ao sujeito o aprendizado na coordenação de regras, ideias, decisões, o entendimento das preferências do grupo social em que está inserido, bem como permite o agir de forma harmoniosa.
Para Kamii, o pensar deve ser autônomo onde o educando se torne capaz de administrar seus conhecimentos.
A matemática surgiu da interação do homem com o seu mundo, a exemplo temos o surgimento dos números o qual se deu devido a necessidade dos pastores controlarem seus rebanhos de ovelhas. Para Piaget a criança constrói o conhecimento através da interação como o outro e com o mundo, é preciso então que as escolas proporcionem essa inter-relação. Dessa forma entendese que o aprender está relacionado com o fazer.
É importante que o educador permita ao aluno seu completo desenvolvimento através do pensar e da reflexão sobre o pensamento, com argumentações e assim sejam capazes de formular seu conhecimento e