Raciocínio lógico matemático
Especialização em Psicopedagogia – turma 2013 c
Disciplina – Construção do Raciocínio Lógico-Matemático
Discente – Elen Brasileiro, Nadiele Pereira, Priscilla Lima
A NATUREZA DO NÚMERO
Para Piaget o construtivismo é uma perspectiva do biológico e evolucionista. E conhecer um objeto é agir sobre ele. As características fundamentais dos organismos vivos é a de organização (aspecto interno) e adaptação (aspecto externo).
Na teoria de Piaget existem esquemas que são comportamentos motores, processos interiorizados de pensamento, mobilidade (pode ser aplicado a vários objetos) e padrões simples de respostas especificas até cognições altamente complexas.
Existem também as invariantes funcionais que mudam durante o desenvolvimento que é a assimilação: várias experiências são mentalmente absorvidas pelo organismo e incorporados nos esquemas existentes; Acomodação: modificação de um esquema prévio para que ele possa ser aplicado a novas e velhas experiências e a equilibração (progressiva).
Esta equilibração possui estágios que são de sucessão constante, estrutura de conjunto, integração das estruturas, natureza qualitativa da estrutura versus habilidades particulares.
Piaget determina em sua teoria uma divisão na fase de desenvolvimento da criança, do nascimento até 24 meses a criança esta no estagio sensório-motor, onde possui uma estrutura biológica inicial sem conteúdo psicológico, as respostas são através de esquemas sensoriais e motores, existe a inconstância de objeto que é o fundamento presente imediato, ausência de planejamento de intenções e de representações.
No estágio pré-operatório, que é onde a criança esta com 2 a 7 anos existem dois subestágios, o simbólico e o intuitivo. Nesta fase a criança tem a capacidade de pensar em um objeto para outro objeto que é a representação. A criança se reconhece no espelho, organiza as representações de forma coerente. A criança adquire a percepção do certo e do errado que é a