Química
Dois conceitos e suas definições:
A Cultura é a nossa herança social, independentemente de qualquer definição adotada, todos os estudiosos concordam que a aquisição e a perpetuação da cultura é um processo social, resultante da aprendizagem. O emprego da palavra cultura, no cotidiano, é objeto de estudo de diversas ciências sociais. A cultura pode ser definida como um estilo de vida próprio, um modo de vida particular que todas as sociedades desenvolvem e que caracteriza cada uma delas. Assim, os indivíduos que compartilham a mesma cultura apresentam o que se chama de identidade cultural. O pesquisador e pensador Francês Felix Guattari (1930-1992) interessado nesse tema, reuniu os diferentes significados de cultura em três grupos, por ele designados Cultura-valor; cultura-alma coletiva e cultura-mercadoria.
1. Cultura valor: Sentido mais antigo e aparece claramente na ideia de cultivar o espirito (Julgamento= da diferença) Ex: Cultura clássica, artística e cientifica.
2. Cultura – alma coletiva: é sinônimo de civilização, ele expressa a ideia de que todas as pessoas, grupos e povos têm cultura e identidade cultural. Ex: Cultura negra, cultura Chinesa e cultura marginal.
3. Cultura – mercadoria: Corresponde á cultura de massa, Ele comporta julgamento de valor Ex: Centros culturais; cinemas e bibliotecas etc...
Cultura segundo a Antropologia
Edward B. Tylor (1832-1917): Cultura é o conjunto complexo de conhecimentos, crenças, arte, moral e direito, além de costumes e hábitos.
Franz Boas (1858-1942): Diferenças humanas existentes na sociedade eram culturais e não biológicas.
Bronislaw Malinowski (1884-1942): Concebia as culturas como sistemas funcionais e equilibrados, formados por elementos interdependentes.
Ruth Benedict (1887-1948): Desenvolveu o conceito de Padrão Cultural, destacando a preservalencia de uma homogeneidade e coerência em cada cultura.
Apolinico: Representados por indivíduos conformistas, tranquilos,