Química
Ordem: Hymenoptera.
Nome Científico: Formica rufa.
Tamanho: 12 mm
Hábitat: Bosques.
Um dos grupos de formigas construtoras de diques. Tem a cabeça e o abdome preto e o tórax marrom avermelhado. Não ferroa, mas lança ácido fórmico da parte traseira, quando amedrontada. Alimenta-se principalmente de outros insetos.
ABELHA-DE-MEL
Ordem: Hymenoptera.
Nome Científico: Apis mellifera.
Tamanho: 15 mm
Hábitat: Áreas floridas.
Esta é a abelha que nos fornece mel e cuja maioria vive em colmeias, embora algumas vivam em colônias silvestres. Ela tem um alvéolo comprido e estreito perto da ponta da asa, que distingue de outras abelhas.
BORBOLETA
Ordem: Lepidoptera.
Nome Científico: Colias croceus.
Tamanho: 54 mm
Hábitat: Prados, margens de estradas.
Uma das mais comuns borboletas amarelas manchadas, reconhecida facilmente pela cor alaranjada. Ela tem atraente patas e antenas cor-de-rosa. Frequenta flores silvestres dos prados e margens de estradas. É uma poderosa migrante.
VAGA-LUME
Ordem: Coleoptera
Nome Científico: Lampyris noctiluca.
Tamanho: 20 mm
Hábitat: Gramados.
O nome provém da fêmea sem asas que, à noite, produz uma luz esverdeada para atrair o macho. As fêmeas são maiores que os machos, que têm asas de um marrom pálido. As larvas são semelhantes às fêmeas adultas e alimentam-se de pequenas lesmas.
JOANINHA DE SETE PONTOS
Ordem: Coleoptera.
Nome Científico: Coccinella 7-punctata.
Tamanho: 9 mm
Hábitat: Em todo o lugar.
São insetos comuns de jardim, visto que são predadores vorazes de outros insetos. Vendidos como agente de controle biológico por empresas fornecedoras de produtos para jardins, por serem muito eficazes. Na sua maioria, são vermelhos, alaranjados ou amarelos com pontos pretos. Quando manipulados ou atacados por predadores, expelem um fluido de cheiro forte. As larvas são tão voáveis quanto os adultos. Dormem todo o inverno, em grandes enxames, sob a casca de árvores.
MOSCA